É desta que eu tenho um blog como deve ser.

























Desta é que é. Hoje é domingo e o tempo está assim como o outro. Quem fosse cego e caísse de pára-quedas aqui no quarto e ouvisse o que se passava pensava que estava no campo. Exceptuando o teclar só se ouve um cão e muitos pássaros. Um carro de vez em quando. Um avião de vez em quando! Mas eu estou em Lisboa! Em Lisboa Lisboa, não é em Loures ou isso! Aqui no centro! A 100 metros da Av. da República! É domingo, ao domingo não se faz barulho.

Quem vem do Saldanha pela Avenida da República afora até ao Campo Grande e continua vagamente no mesmo sentido há-de ir dar a uma Alameda chamada "Alameda das Linhas de Torres". É um nome que é difícil de dizer, porque não é "Alameda da Linha das Torres", nem "Alameda de Linhas das Torres" nem nada. É "Alameda das Linhas de Torres".

Sempre tinha achado que para além de feia, a Alameda tinha um nome que não lembrava a ninguém. E não lembra. Como a Alameda até tem uns prédios altos - umas torres - e está toda mal arranjada, como se fosse uma alameda temporária, parecia-me que o nome também devia ser algo de temporário.

Mas hoje andava à procura de saber quanta gente é que habita naqueles prédios ali da Portela e fui ao site da Câmara Municipal de Loures e encontrei, sem querer, informação a respeito do que eram as Linhas de Torres.

Parece que as linhas de Torres (Vedras) foram criadas por volta das Invasões Francesas, com medo de ataques. Criaram-se 4 linhas de Torres e fortificações (3 a norte de Lisboa) e uma a sul, em Almada.

Acho que agora já gosto mais do nome, e talvez em breve venha a gostar mais da Alameda.

p.s. - Como não sei quem é o Almirante Reis gostava que essa grande avenida que vai do Martim Moniz ao Areeiro se chamasse Salgueiro Maia.

Linkografia:

Sobre a Portela:
http://www.amportela.pt/

Sobre as Linhas de Torres:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Linhas_de_Torres_Vedras
http://www.cm-loures.pt/m_FactosHistoricos5.asp

Sobre os nomes das ruas no concelho de Lisboa:
http://www.cm-lisboa.pt/?id_categoria=96




Brasão da Portela
Área:
0,95Km2
População:
15441 Hab.















Portela















Igreja da Portela















Rua da Regueira, Alfama

"Pintada directamente nas fachadas dos prédios, a preto com letras brancas, ou em azulejo clássico, para os arruamentos de bairros típicos da capital, como Alfama e Castelo."

2 comentários:

Anónimo disse...

Ao domingo e aí em casa...

...minha Sardinha na brasa?! ;)

Mas estás então num sítio bem central, já sei onde te procurar... linda Aurora boreal! :)

Yes!!! Vejo um Peixinho pequenino aos pulinhos, com ar assarapantado e um estilo azougado... enquanto o Gnomo esgroviado a mira embasbacado!!! :D

Mas como o mar fica longe...

Rui leprechaun

(...vais matar a fome ao Monge!!! :))

Roma disse...

Hehe! Ai a menina não sabia o que eram as Linhas de Torres? Onde o Massena aprendeu que se calhar o melhor era ir dar banho ao cão e mandar o Bonaparte apanhar no... coiso? Gostei muito do teu post, presumo que este seja o primeiro, e gostei ainda mais porque falas do pouco de Lisboa que eu conheço: Alameda das Linhas de Torres, Campo Grande, Saldanha, etc... basicamente é por onde passo pois eu só vou a Lx pra ir à bola! Este ano fui pra ir ao RIR, nem à bola fui! Mas enfim! Continua miúda, gostei muito! Bejinhos e tal...